sábado, 2 de julho de 2011

UNIDADE CATÓLICOS E ORTODOXOS

PROXIMIDADE COM PATRIARCADO É VIA PARA PLENA UNIDADE, DIZ PAPA

O Papa Bento XVI recebeu a delegação do Patriarca Ortodoxo de Constantinopla em sua tradicional visita a Roma
Nicole Melhado
Rádio Vaticano (Tradução: equipe CN Notícias)
Por ocasião da solenidade dos Santos Pedro e Paulo, que acontece nesta quarta-feira, 29, uma delegação do Patriarca Ecumênico de Constantinopla iniciou nesta terça-feira, 28, a tradicional visita a Roma. Nesta manhã eles foram recebidos pelo Papa Bento XVI. “O Deus da paz esteja com todos vós!”, saudou Bento XVI, assim como São Paulo saudava aos apóstolos, que como salienta o Papa, “o Senhor Jesus conferiu a tarefa de ser testemunhas do Evangelho da Salvação”. Os apóstolos, destaca o Pontifíce, cumpriram fielmente esta missão, testemunhando o sacrifício de Cristo Salvador e o amor por Deus Pai.
O Papa evidenciou que a participação da delegação ortodoxa nesta ocasião exprime a fraternidade que une a Igreja de Roma e o Patriarcado ecumênico. “A íntima proximidade espiritual que experimentamos cada vez que nos encontramos é para mim motivo de profunda alegria e gratidão a Deus. Ao mesmo tempo, porém, a comunhão não completa que já nos une deve crescer até chegar a plena unidade visível”, salientou Bento XVI.
A amizade entre a Igreja de Roma e Constantinopla (Patriarcado Ecumênico) é um vínculo solidamente fundado sobre a fé recebida do testemunho dos apóstolos. E é justamente “com o testemunho comum da verdade do Evangelho que poderemos ajudar o homem do nosso tempo a encontrar a estrada que o conduz à Verdade”, enfatizou o Santo Padre.
O Papa salientou que a humanidade hoje passa por um período violento, onde mulheres e homens se sentem perdidos diante da indiferença e do egoísmo.
Bento XVI destacou também a alegria em ver o empenho do Patriarca Bartolomeu I na fundamentação da busca pela verdade, pela justiça e pela paz. O Beato João Paulo II – lembrou Bento XVI – convidou todos os irmãos cristãos a participar de uma jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz, que este ano acontecerá no dia 27 de outubro em Assis, Itália.  “Caminhar juntos sobre a estrada da cidade de São Francisco será o sinal da vontade de continuar a percorrer a via do diálogo e da fraternidade”, destacou o Pontífice.
Também o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enviou por meio de sua delegação uma mensagem ao Papa na qual expressa a própria alegria por este encontro anual no qual se celebra “Pedro, a pedra da fé e Paulo, o louvor do universo”.  Ao recordar o martírio e o testemunho de fé desses santos, Bartolomeu I felicitou Bento XVI pelos 60º aniversário de sua ordenação sacerdotal que será comemorada também nesta quarta-feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário