sábado, 2 de julho de 2011

RITOS CATOLICOS

OS RITOS DA IGREJA

Você sabe o que é um Rito Litúrgico?
Embora não seja do conhecimento de muitos, a Igreja possui vários ritos - tanto ocidentais como orientais -, todos igualmente válidos e verdadeiras jóias da tradição apostólica que sobrevive há séculos entre diversas culturas do Mundo. Tais ritos são pertencentes tanto aos católicos ligados à Santa Sé romana, como aos católicos ortodoxos nas Santas Sés orientais, do tempo em que a Igreja era verdadeiramente Una. São as tradições comuns às duas Igrejas-irmãs que contribuirão para a Unidade, tão desejada pelo Santo Padre o Papa.
Formação das liturgias e os Ritos de hoje
Os ritos da Igreja não partiram da uniformidade para a diversidade, mas, da diversidade para uma considerável unidade. Essa organização se dá entre os séculos II e III. Nesse período ocorre o crescimento das comunidades cristãs nos grandes centros, a organização clerical começa a se estabelecer e com isso as liturgias das metrópoles irão substituir aquelas que estão aos arredores, formando, assim, as famílias litúrgicas. As metrópoles do Cristianismo (Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém) tornar-se-iam Patriarcados e seriam a partir da jurisdição destes Patriarcados que as liturgias evoluiriam e se espalhariam.
No Oriente as liturgias conservaram constantemente as mesmas orações e praticamente não as modificaram até hoje. No Ocidente, sobretudo depois da substituição do grego pelo iatirn como língua litúrgica no século IV, ocorreram reformas litúrgicas.
Ao passo que as liturgias orientais apresentavam a teologia apofática, ou seja, onde tudo se move em torno do mistério, num ritual cheio de simbolismos (são Basílio Magno), as liturgias ocidentais evidenciavam a teologia catafática, com os influxos do aristotelismo, procurando evidenciar os pontos principais da fé de forma mais direta e racional (santo Agostinho), '
características da filosofia e cultura greco-romana.
,'
1.      As famílias litúrgicas do Oriente
Nas regiões entre Jerusalém e Antioquia predominava a Liturgia de são Tiago Menor, que serviria de base para algumas liturgias da Ásia Menor; em Alexandria, a Liturgia de São Marcos, que, assim como a outra, também serviu de "base" a demais liturgias. Documentos do século IV nos mostram os quatro ritos principais que compunham a família litúrgica oriental:

- Rito Asiático, nas províncias da Ásia e Galátia principalmente;
- Rito do Ponto, na Bithynia Pontus e Cappadocia (Cassarea);
- Rito Siríaco, entre Jerusalém (Judasa) e Antioquia (Syria);
Rito Copta ou Egípcio, em Alexandria e regiões do 

Nenhum comentário:

Postar um comentário